associacao-logoA Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin é a sucessora da Associação Portugal-URSS, fundada em Junho de 1974, na sequência da Revolução de Abril e da abertura de Portugal ao Mundo, que incluiu o estabelecimento de relações com a União Soviética.


Com o objectivo de incentivar o conhecimento mútuo entre os nossos povos, indispensável para vencer preconceitos sociais e culturais, a actividade da Associação possibilitou um intenso intercâmbio no interesse da cooperação e da paz. Milhares de cidadãos de ambos os países puderam efectuar viagens turísticas. As comemorações anuais dos Dias de Portugal na URSS e dos Dias da URSS em Portugal proporcionaram o conhecimento mútuo nos campos da arte e da cultura. A celebração de datas históricas abriu ao conhecimento de cada um a riqueza da História do outro.

A repercussão das alterações ocorridas na URSS na década de 1990 na actividade da nossa Associação originou a necessidade de adaptações e acertos, donde a alteração da sua designação, que adoptou um símbolo do sucesso técnico-científico da União Soviética na conquista do espaço, o cosmonauta Iúri Gagárin.

A saída da sede histórica, na Lapa, em Abril de 2011, condicionou o eficaz aproveitamento do património da Associação, especialmente o acervo filmográfico e a Biblioteca Leão Tolstoi. A actividade da Associação passou a realizar-se no exterior, em parceria com associações e instituições públicas.

A Associação celebrou nesse ano com a Cinemateca Portuguesa um acordo de depósito do seu acervo filmográfico, de cerca de 1300 títulos, com 4500 filmes (cópias), constituído por longas metragens, que incluem a mais conhecida filmografia do período soviético, filmes de animação e documentários. Integra ainda inúmeros cartazes, catálogos e outros documentos do antigo núcleo de Cinema da Associação. Vários filmes foram já exibidos na Cinemateca.

A Biblioteca Leão Tolstoi, constituída por milhares de livros (ensino da Língua Russa, científicos, ficção literária em várias línguas…) foi cedida, por doação, à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde ficará à disposição do público.

No Conservatório de Música de Coimbra encontra-se o piano Estonia, que durante anos esteve na sede da Associação. Cedido em regime de depósito, foi já recuperado pelo Conservatório e encontra-se exposto e em condições de utilização normal.

A Associação mantém actividade regular e realizou a sua Assembleia Geral em Julho de 2013. Aí foram eleitos os órgãos dirigentes para um mandato de três anos.

2014.09.04¤