20160828Festa2015Nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, activistas da Associação Iúri Gagárin mantêm em funcionamento um stand na 40.ª Festa do Avante! (Amora, Seixal). Nesta edição, vai estar em destaque o 55.º aniversário do primeiro voo espacial da história da humanidade, realizado a 12 de Abril de 1961, a bordo da nave Vostok 1, pelo cosmonauta soviético que dá nome à nossa associação.


A presença da associação na Festa do Avante! vem desde a primeira edição, em 1976. Esta é a nossa décima participação consecutiva no evento, com um espaço próprio apetrechado de mini-bar e área de convívio. O stand está numa nova e ainda mais agradável localização, no Espaço Internacional de uma Festa toda ela muito renovada e que comemora a sua 40.ª edição.

O stand da associação tem sido ponto de encontro de associados e amigos e de quem, por este ou aquele motivo, teve alguma ligação à actividade da associação (como antigos alunos dos cursos de Língua Russa) ou à vida na União Soviética (como antigos estudantes portugueses em estabelecimentos de ensino médio e superior da URSS). Também recebemos com alegria imigrantes originários da Rússia, da Ucrânia e de outros países que foram repúblicas soviéticas integrantes da URSS.

20160828Festa2015Artesanato e mini-bar

Continuamos a ter uma rica oferta de artesanato e souvenirs soviéticos e russos, onde pode encontrar as conhecidas matrioscas (de desenho tradicional ou com marcas da actualidade), os chapéus de orelhas (chapkas), emblemas e outras peças.

No menu do nosso mini-bar, realçamos as provas gastronómicas.
A vodka é apresentada em três opções:
 - a «Ração KOCMOC» (shot de vodka pura, com um buterbrod de pão preto e pepino de conserva),
 - a Gelatinodka (vodka diluída a 50 por cento em gelatina)
 - a Laranjodka e a Limanodka (vodka com sumo de laranja ou de limão).
Continuará a ser possível provar cerveja russa e ucraniana.
E voltaremos a ter kvass (bebida tradicional fermentada não alcoólica).

Nas comidas, mantemos os buterbrod (fatias de pão preto com chourição, espadilha ou pepino de conserva), os pielméni (bolas de massa com carne cozidas) e também os gelados russos.

Paiékhali!

Поехали! - esta foi a primeira palavra de Iúri Gagárin, quando a Vostok 1 iniciou a descolagem. Lê-se «paiékhali» e corresponde a «vamos embora!» ou simplesmente «bora!».
No dia 12 de Abril deste ano assinalou-se o 55.º aniversário do primeiro voo cósmico da humanidade, realizado por Iúri Gagárin e pela URSS em 1961, efeméride que assinalámos com uma sessão pública na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Na Festa do Avante!, a celebração deste aniversário está em destaque no nosso stand.

A expressão Поехали! surge na t-shirt comemorativa e no saco de asa longa que com ela faz conjunto. O desenho original é da autoria de Pedro Penilo.

De Irene Sá, temos uma lembrança também original: um ornamento de feltro, a que demos o nome de Gagarinho. Tem também uma versão em porta-chaves.

Os visitantes do nosso espaço podem ainda produzir a sua própria recordação desta comemoração, fazendo-se retratar no Fotomatov.

Em fim de colecção, teremos t-shirts e sacos produzidos para celebrar os 50 anos do voo de Gagárin (1961-2011).

 

T-shirt, saco e Gagarinho

 

 

A propósito:

vostok1-lancamento- Iúri Gagárin pronuncia Поехали!, aos dois minutos e 29 segundos do filme.

 

 

 

20160902festavante- Mais sobre a 40.ª Festa do Avante!...