lenine paz resistencia«1870-2010 - Lénine, a questão da paz e a resistência antifascista portuguesa» é o tema da iniciativa inédita que vai ter lugar no dia 11 de Novembro, quinta-feira, em Lisboa, na Biblioteca-Museu República e Resistência.

No ano do 140.º aniversário do nascimento de Lénine e a poucos dias da realização da Cimeira da NATO em Lisboa, a Associação Iúri Gagárin, em parceria com o Museu República e Resistência, leva a cabo uma tertúlia-debate em que é proposta uma inédita abordagem, na confluência de três temas:
- a obra de Vladimir Lénine, com ênfase particular na sua visão sobre a questão da paz;
- a luta pela paz na acção mais geral da resistência antifascista portuguesa;
- a questão da paz na actualidade, no contexto da realização da Cimeira da NATO em Lisboa.

O encontro está marcado para 11 de Novembro, entre as 17h30 e as 20 horas, no auditório do Espaço Cidade Universitária do Museu-Biblioteca República e Resistência (Rua Alberto de Sousa, nº 10 A).

Como moderador, o Prof. Eduardo Chitas fará uma primeira intervenção sobre “A obra de Lénine e a luta pela paz”.

Como primeiros contributos para o desejável debate aberto, contaremos com Armando Myre Dores, vice-presidente do Conselho Directivo da Associação Iúri Gagárin, que falará sobre “A luta pela paz na resistência antifascista”, e Gustavo Carneiro, da Direcção Nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação, que tratará “A NATO hoje e a Cimeira de Lisboa”.

- Obter ficheiro do cartaz-convite em formato pdf
- Como encontrar a Biblioteca-Museu República e Resistência...