Revista Paz e Amizade, n.º 5, ano II/77, pp. 7-10

A instrucao na Uniao Sovietica

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Na Rússia tsarista do começo do século, a população era analfabeta em cerca de três quartas partes.
No decurso do Poder soviético, realizou-se na URSS uma revolução cultural desconhecida na história. O socialismo converteu a instrução e a cultura, que antes eram privilégio das classes ricas, em património de todas as camadas da população, de todo o povo.

O desejo geral de conhecimentos, impulsionado por todos os meios por parte da sociedade e do Estado, é um traço característico do modo de vida soviético.

Em Julho de 1973, o Soviete da URSS aprovou as bases da legislação da União Soviética e das Repúblicas Federadas sobre a instrução pública. Nessas bases foram fixados e generalizados os princípios fundamentais da estruturação e actividades de todos os escalões da instrução: desde o jardim de infância até à escola superior.
O sistema de instrução pública é regido pelos seguintes princípios básicos:

1 - igualdade de direitos de todos os cidadãos no respeitante à instrução: não existe qualquer privilégio ou limitação que se baseie na origem, nacionalidade, raça, sexo, crença religiosa, posição material ou social;
2 - ensino obrigatório para as crianças e adolescentes;
3 - carácter estatal e social de todas as instituições de ensino;
4 - liberdade de escolher o idioma para se instruir: a língua materna ou a doutros povos da URSS;
5 - carácter gratuito do ensino, Incluindo o superior; manutenção duma parte dos alunos à custa do Estado; atribuição de bolsas aos estudantes; outras formas de ajuda material;
6 - unidade do sistema de instrução pública e interacção entre todos os tipos de centros de ensino que asseguram a passagem dos escalões inferiores para os superiores;
7 - união da instrução com a educação comunista; colaboração da escola, família e círculos sociais no que respeita à educação das crianças e dos adolescentes;
8 - união da educação e instrução da geração jovem com a vida e com a prática da construção comunista;
9 - carácter científico da instrução, seu contínuo aperfeiçoamento na base dos mais recentes êxitos da ciência, da técnica e da cultura;
10 - carácter humano e de elevada moral da instrução e da educação;
11 - coeducação dos sexos;
12 - educação laica, fora da influência da Igreja.

Na URSS formou-se um sistema único de instrução pública, composto pela educação pré-escolar, pelo ensino médio geral, pela educação extraescolar, pela instrução profissional e técnica, pela instrução média especializada e pelo ensino superior.

A instrucao na Uniao Sovietica f1As instituições de educação pré-escolar ajudam a família a preparar as crianças para estudarem na escola, criam possibilidades para que a mulher-mãe participe activamente na vida social e na produção. Mais de dez milhões de crianças são assistidas em creches e jardins de infância. O Estado toma sobre si 3/4 das despesas na manutenção destas instituições.

A escola soviética divide-se em escola primária (3 classes), secundária incompleta (8 classes), secundária geral (10 classes).

A partir de 1958, foi estabelecido na URSS o ensino obrigatório de 8 classes. Em 1975, fica concluída, no fundamental, a passagem para o ensino médio geral obrigatório de 10 classes.

PLANO-TIPO DE ENSINO PARA A ESCOLA SECUNDÁRIA
A instrucao na Uniao Sovietica Q1

A escola soviética divide-se em escola primária (3 classes), secundária incompleta (8 classes), secundária geral (10 classes).

A partir de 1958, foi estabelecido na URSS o ensino obrigatório de 8 classes. Em 1975, fica concluída, no fundamental, a passagem para o ensino médio geral obrigatório de 10 classes.

A escola soviética de ensino geral é única, laboral e politécnica.

O seu carácter único é assegurado pelos princípios comuns de organização do processo de instrução e de educação, pelo conteúdo e nível de ensino geral igual dos alunos em todo o território do país. Além disso, são levados em consideração todos os aspectos das particularidades nacionais dos povos das repúblicas federadas. A consequência especial disso é que nas escolas nacionais, além das disciplinas gerais para todos os estabelecimentos, é estudada a língua materna, a literatura, a geografia e a história da república.

Hoje o ensino é feito em 56 idiomas nacionais da URSS.

A instrução e a educação politécnicas e a orientação profissional dos escolares são realizadas tendo em atenção as particularidades individuais e de idade do aluno, de acordo com as exigências do progresso técnico-científico.

Para os jovens operários que não têm ensino médio geral são organizadas escolas nocturnas (ou que funcionam de acordo com os turnos de trabalho), e por correspondência. Cada ano, cerca de um milhão de pessoas terminam o ensino de 8 e 10 classes sem deixar o trabalho.

O programa da escola soviética é aperfeiçoado continuamente, segundo as exigências do progresso técnico-científico e o desenvolvimento dos conhecimentos e as necessidades da sociedade.

Para desenvolver os interesses e aptidões diversas dos alunos e ajudá-los na orientação profissional são organizadas na escola média classes facultativas. Com esse objectivo formam-se escolas e classes, onde estudam com mais pormenor algumas disciplinas sob o aspecto teórico e prático, aprendem algumas profissões, praticam desportos e estudam arte.

Para as crianças e adolescentes que necessitam de um tratamento prolongado, constroem-se escolas-lar situadas em bosques nos arredores da cidade. Também se lhes pode fornecer instrução nos hospitais, sanatórios (casas de repouso) e em casa.

As crianças e adolescentes que têm defeitos físicos e mentais que lhes prejudicam o estudo nas escolas normais, frequentam escolas especiais de ensino médio geral e internatos, em que recebem o ensino, a educação e a preparação para a actividade laboral.

No ano escolar de 1973-1974, funcionaram na URSS 176 000 escolas (incluindo 46 700 escolas médias completas) com mais de 2,7 milhões de professores. Frequentam- nas mais de 49,4 milhões de alunos: 13,5 milhões nas três primeiras classes; 26 milhões nas classes da quarta à oitava; e 9,8 milhões na nona e na décima.

Em 1974, terminaram a escola de 8 classes 5,3 milhões de alunos. Actualmente, 90% dos alunos que terminam o ensino de 8 classes continuam a estudar na escola ou em outras instituições de ensino médio geral. Quatro milhões de jovens terminam a escola de ensino médio.

Instrução profissional e técnica. Na URSS, foi estabelecido o sistema estatal de formação profissional e técnica, que compreende hoje mais de 5700 escolas de diferentes tipos, onde se ensinam 1100 profissões. Mais de 3 milhões de jovens estudam nestes centros docentes.

Em 1965-1970 obtiveram instrução profissional e técnica mais de 7 milhões de pessoas; em 1971-1975, 9 milhões. Perante o acelerado progresso técnico-científico, a mecanização múltipla e a automatização da produção, desempenham um papel cada vez mais decisivo na actividade do operário moderno, as funções de direcção, ajuste e regulação de complexos aparelhos e mecanismos, que exigem conhecimentos diversificados e uma capacitação técnica elevada.

Actualmente, a tendência principal na URSS é ampliar a rede de estabelecimentos que com a instrução profissional e técnica proporcionam simultaneamente o ensino geral médio completo. Em 1974, contavam-se no país mais de 1700 estabelecimentos deste tipo. Nos fins de 1975, o número de alunos nestes estabelecimentos é 40% de todos os alunos das instituições de instrução profissional e técnica.

Nas escolas de ensino profissional e técnico são admitidos jovens de ambos os sexos com instrução, em geral, não inferior às sete classes da escola média. O ensino é gratuito. A maior parte dos alunos são alimentados, vestidos, calçados e alojados à custa do Estado. Outros recebem bolsas de estudo. A todos os que terminam os estudos é proporcionado trabalho de acordo com a sua especialidade.

A duração do ensino nas escolas urbanas é de 1 a 2 anos; nas escolas, onde os alunos recebem o ensino médio geral, a duração é de 3 a 4 anos. Nelas se preparam operários para diferentes ramos da indústria, para a construção, os transportes, o comércio e os serviços municipais. Nas escolas rurais, a duração dos estudos é de 1 a 2 anos. Nelas se formam operadores de máquinas combinadas e instalações energéticas, tractoristas e operários de outras especialidades técnicas para a agricultura.

A preparação dos operários qualificados consta de ensino teórico e prático. Ao ensino prático é consagrado 60 a 70% do tempo. Os alunos começam por adquirir os rudimentos da sua profissão em oficinas de aprendizagem e produção e nos campos escolares. Depois o processo continua nas fábricas e oficinas, nos kolkhozes e sovkhozes, onde os alunos adquirem os hábitos práticos de trabalho na produção.

A preparação teórica compreende o estudo de matérias técnicas gerais (electrotecnia, radiotecnia, mecânica técnica, desenho linear, etc.) e de instrução geral (matemáticas, física, química, etc.).

Em 1974, as escolas de formação profissional e técnica prepararam 1 900 000 jovens operários qualificados. Mediante ensino individual, em brigadas e cursos, directamente em empresas, instituições e organizações de trabalho, incluindo os kolkhozes, obtiveram profissão e elevaram a sua qualificação cerca de 20 milhões de pessoas.

PLANO DE ESTUDOS PARA A PREPARAÇÃO DE MONTADORES DE CONSTRUÇÕES DE AÇO E DE CIMENTO ARMADO
COM OBTENÇÃO DE INSTRUÇÃO MÉDIA GERAL NAS ESCOLAS DE ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO
A instrucao na Uniao Sovietica Q2

Instrução média especializada. É acessível a quantos obtiveram instrução média de 8 classes ou geral completa, e compreende mais de 500 especialidades.

Os centros de ensino médio especializado dividem-se em dois grupos fundamentais: escolas de peritagem (industriais, da construção, dos transportes e das comunicações, agrícolas, económicas, de cooperação, etc.) e escolas pedagógicas, de medicina, musicais, de arte, teatrais, marítimas, etc.). As escolas de peritagem preparam mecânicos, tecnólogos, metalúrgicos, electricistas, radiotécnicos, mineiros, zootécnicos, agrónomos, técnicos-mecânicos, peritos na construção, montadores, planificadores, geodestas, peritos comerciais, contabilistas, etc. As escolas pedagógicas, musicais e artísticas, preparam os professores das primeiras classes, professores de música e canto e de desenho para as escolas de ensino geral, puericultores para creches; as escolas médicas, para farmacêuticos, mecânicos dentistas, enfermeiras, ajudantes, etc.

Nos centros de ensino médio especializado, simultaneamente com os conhecimentos correspondentes ao ensino médio geral, os alunos obtêm a necessária preparação teórica e prática da especialidade. Nos cursos superiores, passa-se por um longo período de práticas. O ensino culmina com a realização dum projecto para diploma ou exames de Estado. A duração dos estudos para os que terminaram as oito classes é de 3 a 4 anos para os que obtiveram instrução média é de 2 a 3 anos (mais frequentemente de 2 ½), para os sistemas nocturnos ou por correspondência, os estudos, em geral, prolongam-se 1 ano mais. A instrução média especializada dá direito a ingressar nos centros docentes superiores.

Nos 4280 estabelecimentos de ensino médio especializado em 1974, estudaram 4 400 000 pessoas, das quais 2 730 000 nos centros diurnos, e 1 180 000 por correspondência. Em 1974, 1 200 000 pessoas obtiveram instrução média.

Ensino superior. É proporcionado pelas universidades e institutos especializados, que preparam especialistas de alta qualificação, capacitados em múltiplos aspectos para diversos ramos da produção, da ciência, da técnica e da cultura.

Em 1973, na URSS funcionaram 833 centros docentes superiores (dos quais 60 universidades), com um total de 4 670 000 alunos: 2 463 000 nas secções diurnas, 627 000 nas nocturnas e 1 581 000 por correspondência.

Em 1974, nesses centros graduaram-se mais de 700 000 especialistas.
Em geral, o Estado gasta para preparar e educar um especialista com ensino superior cerca de 5 000 rublos (nas universidades, cerca de 12 000) / o rublo vale 38$00.

A preparação dos especialistas é realizada sobre uma ampla base científica. No total, nos centros de ensino superior soviéticos preparam-se especialistas em mais de 400 especialidades. O ensino está organicamente ligado à prática. Para cada especialidade é seleccionado um conjunto determinado de disciplinas: nos primeiros cursos, em regra, são estudadas as disciplinas científicas e de engenharia de carácter geral (nos institutos técnicos); o plano de estudos dos dois ou três primeiros cursos é comum para todas as faculdades e especialidades do ramo em questão. A especialização começa geralmente no III ou IV cursos. O plano de estudos consta de disciplinas obrigatórias de ciência e engenharia de carácter geral e de disciplinas especiais, à escolha dos alunos. É prestada séria atenção às questões político-sociais, à educação estética e ao desenvolvimento físico dos estudantes. Em todos os centros é estudada economia política, filosofia e idiomas estrangeiros; e há classes de educação física e desportos. Os estudantes incorporam-se activamente no trabalho de investigação científica realizado pelos professores dos centros docentes superiores. Actualmente, um milhão de estudantes efectua sistematicamente um trabalho de investigação científica independente nas cátedras, nas sociedades científicas estudantis e nos ateliers de desenho. As práticas são realizadas em laboratórios dotados das instalações mais modernas. O ensino termina com a defesa do projecto (trabalho) de diploma, que é uma investigação independente do aluno, ou com o exame de Estado. Os estudos duram 4 a 6 anos. O Estado proporciona trabalho a todos os diplomados de acordo com a sua especialidade, tendo em conta as inclinações e os desejos de cada um, e assegura-lhes habitação no local de trabalho.

A sociedade socialista tem todo o interesse em atingir o auge máximo da instrução pública. O Estado soviético oferece consideráveis vantagens aos que estudam simultaneamente com o trabalho: férias complementares pagas de 20 ou 40 dias a 4 meses, bonificação de 50% nas viagens até ao lugar onde se encontra o centro de ensino, e ainda outras vantagens.

Nos centros docentes superiores soviéticos estudam aproximadamente três vezes e meia mais que em Inglaterra, França, Alemanha Ocidental e Itália juntas, embora a população desses países seja quase a da URSS. No País dos Sovietes, por cada 10 000 habitantes há 187 estudantes. A formação de engenheiros na União Soviética ultrapassou os 300 000 por ano, enquanto nos EUA é de 55 000. Na actualidade, na URSS exercem cerca de 3 100 000 engenheiros; nos EUA, 990 000.

Cada ano, aumenta no país o número de centros docentes, são aperfeiçoados constantemente os manuais, os programas e métodos. O sistema de ensino soviético alcançou já um vasto reconhecimento. Em centenas de centros soviéticos de ensino superior e médio especializado estudam cerca de 36 000 cidadãos de 130 países.

(APN, agência Novosti)

 

 

 

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