20211017Gagarin TagusParkFoi ontem inaugurada oficialmente, no Tagus Park, em Oeiras, uma obra instalada no Museu de Arte Urbana, criada a partir de um busto de Iúri Gagárin, da autoria do escultor Aleksei Leonov.

O acto coincidiu com o FIC.A - Festival Internacional de Ciência e inseriu-se nas comemorações do 60.º aniversário do primeiro voo cósmico da humanidade, realizado a 12 de Abril de 1961 pelo lendário cosmonauta e pela União Soviética.

Numa breve cerimónia, usaram da palavra Eduardo Baptista Correia, CEO do Tagus Park, Mikhail Kamynin, embaixador da Federação Russa em Lisboa, e Nuno Neto, vereador da Câmara Municipal de Oeiras.

Domingos Mealha, em nome da Associação Iúri Gagárin, ofereceu ao Tagus Park e ao Município de Oeiras exemplares do Inteiro Postal da República, comemorativo dos 60 anos do voo de Gagárin, lançado a 4 de Outubro.

O busto foi oferecido pela fundação russa de beneficência «Diálogo de Culturas – Um Mundo Unido» e pela Embaixada da Federação Russa em Portugal.

A nave Vostok 1, que se encontra ao lado do busto, nos Jardins do Edifício Qualidade C, nasceu do conceito criativo de Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, e de Ana Figueiredo, da Infinity.

O conjunto, como foi salientado na inauguração, representa um contributo para maior aproximação e amizade entre os povos da Rússia e de Portugal.

Ouça aqui as intervenções

Algumas fotos da inauguração (clique para ampliar e navegar)

Mediabox CK message : No files found in the directory : 20211017Gagarin-Tagus-Park

Leia ainda:

- MAU tem nova obra de arte: o busto do primeiro cosmonauta e o foguetão que o lançou (16-09-2021)

- Busto de Yuri Gagarin e o foguetão podem ser visitados no Taguspark (15-09-2021)

- Há uma nova obra que homenageia Yuri Gagarin no Museu de Arte Urbana do Taguspark (22-09-2021)

- Sobre a obra...