20170507RegimentoRealizou-se em Lisboa, no domingo, 7 de Maio, a Festa da Vitória e da Paz, que incluiu um desfile do «Regimento Imortal» e que teve a participação de várias centenas de pessoas, assinalando o 72.º aniversário da vitória da URSS e dos aliados sobre a Alemanha nazi-fascista.
Foi um dia de «alegria com lágrimas nos olhos», como se canta numa das mais populares canções da época, que também foi ouvida na Alameda D. Afonso Henriques.


Na festa, organizada pela Associação Iúri Gagárin e a Associação Chance+, compareceram muitos imigrantes da Rússia, da Ucrânia, da Moldávia, da Bielorrússia e de outros países que constituíam a União Soviética (URSS) e também muitos portugueses. Entre estes estiveram antigos e actuais dirigentes, activistas e amigos da Associação Iúri Gagárin, incluindo antigos estudantes portugueses na URSS.

A celebração iniciou-se cerca das 12h30, com o desfile do «Regimento Imortal», organizado segundo as regras e a simbologia deste movimento cívico surgido na Rússia há uma década e que ocorreu, nos últimos dois anos, em mais de quatro dezenas de países.

No «Regimento Imortal de Lisboa» integraram-se muitos imigrantes com fotografias de familiares que participaram na Grande Guerra Patriótica, como ficou conhecida na URSS. Com eles desfilaram, em torno do espaço relvado na Alameda, muitas outras pessoas, algumas das quais levaram fotos de heróis enviadas por familiares destes que não puderam estar presentes. Participaram também o embaixador da Federação da Rússia em Lisboa, Oleg Belous, e o representante em Portugal da agência Rossotrudnitchestvo, Vladimir Luzguine.

20170507Regimento2Com o regresso do «Regimento Imortal de Lisboa» para junto do palco, iniciou-se um comício solene, lembrando a guerra de 1939-1945, o que ela representou para os povos da Europa (em especial os povos da URSS) e a necessidade de tudo fazer para preservar a paz nos dias de hoje.

Para saudar os presentes, intervieram Levy Baptista, presidente do Conselho Directivo da Associação Iúri Gagárin, e Marina Ustiujanina, em nome do Conselho das Associações de Imigrantes dos Países de Leste.

 - Guião do acto «Regimento Imortal» (cerimónia preliminar)
 - Guião do comício
 - Intervenção de Levy Baptista

20170507LuisaBasto20170507CantadeirasNo concerto que se seguiu ao comício e terminou às 18 horas, actuaram grupos e intérpretes russos, ucranianos e moldavos - grande parte em representação de associações de imigrantes, vindos de Oeiras, Lisboa, Setúbal, Leiria, Coimbra, Albufeira - e também as portuguesas Luísa Basto e Cantadeiras de Essência Alentejana (já não foi possível incluir a actuação do grupo Hill's Union, presente na festa, porque se excedeu os limites do horário).

 

A Festa da Vitória e da Paz contou com o apoio institucional e logístico da Câmara Municipal de Lisboa, das juntas de freguesia do Areeiro e da Penha de França, da Embaixada da Federação da Rússia e da agência Rossotrudnitchestvo, bem como com a colaboração do STAL/CGTP-IN e da União dos Sindicatos de Lisboa, da Voz do Operário e da Casa do Alentejo.

Mais sobre a festa

Registos

- Reportagem fotográfica (Jorge Caria)

- Fotografias da Festa da Vitória e da Paz (diversos contributos)

- «Regimento Imortal de Lisboa» no Youtube - a cerimónia preliminar, o desfile e o comício final

- «Noites de Moscovo», por Luísa Basto, acompanhada por Manuel Gomes, à guitarra, e Fernando Gomes, à viola

- Actuação dos «marinheiros»

- «Porque nós somos pilotos»

Recortes

- Reportagem da RT com foto de Lisboa, estimando a participação de 600 pessoas no desfile do «Regimento Imortal» (em inglês)

- Segundo a RT, houve desfiles do «Regimento Imortal» em 42 países, nos quais participaram mais de dois milhões de pessoas (em inglês)

- Vídeo sobre a festa em Lisboa, no canal oficial do Movimento «Regimento Imortal» (em russo)

- Notícia no site da Embaixada da Federação da Rússia (em russo)

- Notícia da TASS (em russo). Estima uma participação de mais de 600 pessoas.

- Festa da Vitória e da Paz - evento no Facebook da Associação Iúri Gagárin, com publicações várias sobre a forma como decorreu, incluindo fotos e vídeos, e ainda os materiais de divulgação (cartaz e videoclip)