Ruy Luís Gomes sobre o 10.º aniversário

5 de Junho de 1974 é a data oficial da fundação da Associação Portugal-URSS, mas a amizade entre os nossos povos começou muito antes. Com efeito, já durante o fascismo, e apesar de todas as perseguições, algumas iniciativas foram tomando forma em torno de um grande objectivo- o fortalecimento da amizade e da cooperação entre os povos da URSS e o povo de Portugal.
Num rápido balanço do que tem sido a vida da nossa Associação nestes 10 anos, podemos apontar, entre outros, os seguintes factos relevantes:
- Os Núcleos constituídos por todo o país atingem actualmente o número bem expressivo de 91 e as Sedes são já 26.
- A partir destes centros a Associação desenvolveu-se numa estreita colaboração com várias dezenas de organismos, oficiais e autárquicos, com diferentes colectividades privadas, etc.
- Tudo isto se deve ao trabalho de estreitamento de laços de amizade e cooperação entre sectores sociais e culturais portugueses e da URSS- visitas de delegações, de artistas, intercâmbio turístico, etc.
- A revista “Paz e Amizade”, a Biblioteca L. Tolstoi, a Cinemateca e as diferentes exposições que se têm realizado em Lisboa e em diferentes cidades do país, etc.

No 10º Aniversário da fundação da Associação Portugal-URSS
Artigo do Professor Ruy Luís Gomes, presidente da Associação
Revista "Paz e Amizade" n.º 32, 1984



Joaquim Seabra-Dinis sobre a Associação em 1980

Em fins de 1974, tínhamos já 1270 sócios; em Dezembro de 1975, 5 mil; em Dezembro de 1976, 10 mil; e em fins de 1979, cerca de 20 mil (Nota: em 1984, 23 mil). Um tão rápido e progressivo crescimento do número de sócios da nossa Associação foi-se processando de forma mais ou menos espontânea por todo o país.
Em Junho de 1976 a sede nacional da nossa Associação, em Lisboa, foi alvo dum atentado bombista que lhe ocasionou grandes estragos materiais. Mas nem por isso diminuiu o número de associados. A sua composição social é muito diversificada, abarcando as mais variadas profissões.
Além de visitas mútuas, conferências, comemoração de datas célebres, exposições, representações, cursos, encontros, filmes, etc., destacam-se os "Dias de Portugal" nas repúblicas da URSS e os os "Dias da URSS em Portugal". Em cada ano, estas visitas dizem respeito em especial a uma das repúblicas soviéticas.
Desde 1976, a URSS tem concedido anualmente cerca de 15 bolsas de estudo, para jovens portugueses ali seguirem cursos médios e superiores.
Em Portugal, a Associação Portugal-URSS organiza cursos de aprendizagem da língua russa, quer na sede nacional de Lisboa, quer em alguns pontos da província. No presente ano lectivo, só em Lisboa frequentam estes cursos 360 alunos, predominantemente jovens.
Do ponto de vista turístico, já visitaram a URSS, por intermédio da nossa Associação, 3200 portugueses e prevêem-se para este ano mais 500.

A Associação de Amizade Portugal-URSS
Artigo do Dr. Joaquim Seabra-Dinis,  Vice-Presidente da Associação e Director de “Paz e Amizade”
Revista "Paz e Amizade" n.º 20, de Outubro-Dezembro de 1980

 

Um aniversário com «profundas raízes»

paz-e-amizade-capa-33No dia em que a Associação Iúri Gagárin fez 39 anos, publicámos um artigo intitulado «Profundas Raízes de uma Grande Amizade», que viu a luz do dia nas páginas da revista Paz e Amizade, em 1984, a assinalar o 10.º aniversário da Associação Portugal-URSS.

 

 

PROFUNDAS RAÍZES
de uma GRANDE AMIZADE

por ARMANDO MYRE DORES
Vice-Presidente da Direcção da Associação
Portugal-URSS

Ler artigo...

 

 Festa dos 40 anos

40-anos-associacaoA festa dos 40 anos da Associação Iúri Gagárin teve lugar no dia 7 de Junho, no Clube Estefânia, em Lisboa. Recordando a história destas quatro décadas, falou-se também das actividades mais recentes e das perspectivas futuras.  Ler mais...