20181210Paz e AmizadeFrancisco da Costa Gomes, Eurico da Fonseca, José Morgado e Orlando da Costa são os autores de mais um conjunto de artigos da revista «Paz e Amizade» que agora publicamos, retomando edições saídas entre 1978 e 1987, com um tema comum e de gritante actualidade: a luta pela paz.

 

A série de artigos que escolhemos para trazer à actualidade uma amostra dos textos que viram a luz do dia na revista trimestral da nossa associação ganha, assim, mais cinco títulos.

«Se quereis a paz, conhecei os horrores da guerra» é o título dado à conferência do General Costa Gomes, proferida na sede da Associação Portugal-URSS em 12 de Maio de 1978. A propósito do Dia da Vitória, o antigo Presidente da República falou sobre a «guerra mais mortífera, destruidora e cruel que teve lugar desde sempre neste continente», o caminho até ao Tratado de Helsínquia e os perigos que permaneciam então, quando «a quantidade de explosivo por cada ser humano atingiu a cifra espantosa de 15 toneladas».

Discorrendo sobre «O Cosmos e a Paz», o investigador, divulgador e comentador científico Eurico da Fonseca começa por assinalar «a primeira vez que um satélite permitiu assinalar o local de um acidente de aviação», em Setembro de 1982. O satélite era soviético e os acidentados eram tripulantes de um avião canadiano. Vai até ao trabalho das estações orbitais Saliut, destacando o carácter estritamente pacífico das missões espaciais da URSS.

Sobre «Os escritores e a Paz» escreveu em 1983 o escritor Orlando da Costa. Começando por citar Maria Lamas, Teixeira de Pascoaes e Ferreira de Castro, traz-nos reflexões de Paul Langevin, a propósito de Romain Rolland, e evidencia-nos «a natural intimidade vocacional entre a criação artística e o desejo enraizado da paz», «uma Paz cada dia mais esclarecida, mas cada dia mais necessária».

O professor José Morgado explica, a propósito do «70.º aniversário da Revolução de Outubro e a luta pela paz», porque «não é de estranhar» que o ano daquela comemoração tenha sido «fértil em iniciativas a favor da Paz e da Cooperação entre os povos, por parte da União Soviética e dos outros Estados Socialistas». O artigo «Pela unidade de acção em defesa da paz» reproduz uma intervenção feita numa iniciativa da Associação Portugal-RDA, a comemorar os 40 anos do fim da guerra na Europa e aborda os antecedentes do «nacional-socialismo» e o significado universal da derrota nazi na URSS.

 

Consulte o índice

Sugerimos que consulte, no sítio da associação, a página que funciona como índice desta iniciativa, que lançámos no âmbito das comemorações do centenário da Revolução de Outubro.
A partir daqui pode aceder a estes cinco e aos demais artigos já publicados, bem como conhecer a lista completa dos textos que seleccionámos e que temos vindo a disponibilizar desde há cerca de ano e meio.


 

20170812Paz e amizade centenario logoÍndice de artigos