20200621Sevastopol 22junho1941A 22 de junho de 1941 teve início a Grande Guerra Patriótica da URSS contra a Alemanha nazi, parte integrante e determinante da Segunda Guerra Mundial.
Na madrugada de 22 de junho de 1941, a Alemanha fascista atacou a União Soviética sem declarar guerra. A aviação nazi bombardeou aeródromos, cruzamentos ferroviários, bases navais e muitas cidades, chegando a cerca de 300 quilómetros da linha de fronteira.


O povo soviético respondeu com uma resistência poderosa, numa luta até à morte, defendendo a pátria.

Esta guerra sangrenta iria durar 1418 dias e noites, até ser alcançada, a 9 de Maio de 1945, a completa derrota dos países do bloco fascista na Europa.

A URSS durante a guerra perdeu cerca de 27 milhões de vidas humanas. Mais de oito milhões morreram nos campos de batalha, mais de sete milhões de pessoas foram deliberadamente exterminadas pelos nazis nos territórios ocupados, mais de quatro milhões morreram devido às duras condições do regime de ocupação. Mais de cinco milhões de pessoas foram sequestradas para trabalhos forçados e destas, pouco mais da metade retornou à sua terra natal.

Para honrar a memória de todos os combatentes na linha da frente e trabalhadores na rectaguarda, que deram a vida e a saúde pela grande vitória, 22 de Junho é assinalado como um dia de dor e de memória.

A Associação Iúri Gagárin apoia as iniciativas simbólicas que vão ser levadas a cabo pelas comunidades de imigrantes da Rússia e outros países que constituíam a URSS.

Hoje, às 21 horas, o movimento «Regimento Imortal de Lisboa», promove uma homenagem simbólica na Praia da Torre, junto ao Forte de São Julião da Barra.

Amanhã, às 18h00, outro acto simbólico (apenas com dez pessoas) tem lugar junto do monumento aos combatentes (Forte do Bom Sucesso), em Belém.

 

Conhecer e lembrar

- «Pela unidade de acção em defesa da paz», artigo do professor José Morgado, publicado na revista Paz e Amizade

- Projecto «Imagens da Guerra»