No dia 9 de Março, assinalando o 78.º aniversário do nascimento de Iúri Gagárin e ainda celebrando o 50.º aniversário do histórico primeiro voo cósmico da humanidade (12 de Abril de 1961), a Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin (Antiga Associação Portugal-URSS) e a Cinemateca Portuguesa realizaram as primeiras sessões em que foram exibidos filmes da nossa colecção de cinema soviético.
Com a mudança de sede, o espólio cinematográfico da Associação foi depositado no ANIM (Arquivo Nacional de Imagens em Movimento, da Cinemateca). Trata-se de uma colecção de filmes de curta e longa-metragem, em bitolas de 35mm e 16mm, com cerca de 4500 cópias e 1300 títulos, entre os quais se encontram clássicos do cinema soviético e muito diversificados documentários. Foram igualmente depositados equipamentos de projecção, cartazes, catálogos e outros materiais.
Na sala Luís de Pina tiveram lugar, dia 9 de Março, duas sessões.
Às 19.30 horas, passaram os documentários “Quando Gagárin Ainda Andava na Escola” e “O Voo Cósmico de Iúri Gagárin”.
Domingos Mealha, do Conselho Directivo da Associação, e José Manuel Costa, subdirector da Cinemateca, fizeram breves alocuções sobre o acordo de depósito e o significado desta primeira iniciativa.
Às 22 horas, foi exibido “O Começo da Lenda”, um drama biográfico sobre a infância do cosmonauta soviético.
Esta sessão foi apresentada por Francisco Silva, investigador e autor, especialista em tecnologias da informação e comunicação. Publicamos aqui o texto-base da sua intervenção (download).
Antes interveio o director do ANIM, Rui Machado, que destacou o valor do espólio depositado pela Associação.
Sugerimos ainda a consulta dos seguintes itens:
- Lista provisória dos filmes depositados
Fotos online
- As sessões de dia 9 de Março
- Os filmes na antiga sede
- Cartazes de cinema soviéticos
- Cartazes e equipamentos prontos para a mudança
- Os nossos filmes e equipamentos no ANIM