20200830Stand 2019A Associação Iúri Gagárin convida todos os associados e amigos a visitarem o stand, animado por nossos activistas, no Espaço Internacional da Festa do Avante!, no próximo fim-de-semana, dias 4, 5 e 6, na Quinta da Atalaia (freguesia da Amora, concelho do Seixal).

Cabecalho PT

Este ano, destaca-se a celebração do 75.º aniversário da Vitória da URSS e aliados contra o nazi-fascismo.
Para lá das comemorações no dia 9 de Maio (veja aqui), vamos manter e apoiar iniciativas durante todo o ano. Na Festa mostra-se a exposição «Cartazes de guerra e vitória», promovida pela Associação em colaboração com a agência federal russa Rossotrudnitchestvo.

 

20200830Artesanato arquivoEncontro de amigos

Com longa tradição de presença nesta importante iniciativa, o espaço da associação é ponto de encontro de associados e amigos e também de muitas outras pessoas que têm alguma ligação à actividade da associação ao longo dos seus mais de 40 anos (como antigos alunos dos cursos de Língua Russa) ou à vida na União Soviética (como antigos estudantes portugueses em várias cidades e repúblicas da URSS). Ali recebemos igualmente com alegria imigrantes originários da Rússia, da Ucrânia, da Bielorússia e de outros países que fizeram parte da URSS.

Artesanato e lembranças

Esta é uma boa ocasião para adquirir artesanato e souvenirs soviéticos e russos, como as matrioscas, os chapéus de orelhas (chapkas), emblemas e outras peças.

 

20200830Pielmeni arquivoMini-bar original

No mini-bar, a vodka é apresentada como:

- «Ração KOSMOS» (shot de vodka pura, com uma fatia de pão preto e pepino de conserva),
- Gelatinodka (vodka diluída a 50 por cento em gelatina)
- Laranjodka e Limanodka (vodka com sumo de laranja ou de limão).

Pode ainda provar cerveja russa e ucraniana e kvass (bebida tradicional não alcoólica).

Como refeição rápida e nutritiva, voltamos a ter pielméni (na foto, bolas de massa com carne cozidas).

Para sobremesa, que tal gelados russos?

 

20200830Poekhali tshirtAinda há t-shirts!

Por ocasião do 55.º aniversário do primeiro voo cósmico da humanidade, realizado por Iúri Gagárin e pela URSS em 1961, lançámos uma t-shirt com desenho original de Pedro Penilo. Nela surge o rosto de Gagárin e a primeira palavra do cosmonauta, quando a Vostok 1 iniciou a descolagem: Поехали!
Lê-se «paiékhali» e corresponde a «vamos embora!» ou simplesmente «bora!».
Ainda existem algumas...

 

20200830Fotomatov arquivo

 

E o Fotomatov!

No nosso espaço os visitantes da Festa podem produzir uma cósmica recordação, fazendo-se retratar no Fotomatov. Não custa nada e todos sorriem para a objectiva...

 

 

 

- Sobre a Festa do Avante!

- Sobre as medidas sanitárias em 2020

20160904Festavante k

 

- Foi assim em 2016, por exemplo...