Nos 75 anos do final da 2.ª Guerra Mundial lembramos, com uma iniciativa simbólica em Lisboa, o contributo dos soldados soviéticos, determinante para a Vitória na Europa e no Oriente.
No dia 2 de Setembro de 1945, o Japão assinou a capitulação, perante representantes dos países aliados. Na URSS, o dia 3 de Setembro passou a ser celebrado como dia da Vitória sobre o Japão e celebração do final da Segunda Guerra Mundial.
Hoje, 75 anos depois, a Associação Iúri Gagárin e a Associação Chance+ assinalam a data com uma iniciativa simbólica, em Lisboa, salientando o contributo decisivo dos povos da União Soviética para a derrota do nazifascismo.
As actuais circunstâncias, com as precauções que visam evitar a propagação do vírus SARS-CoV-2, impõem que a iniciativa não suscite aglomeração de pessoas.
Assim, alguns dirigentes e activistas das duas associações vão estar num ponto emblemático de Lisboa, a oferecer aos transeuntes um íman, com a inscrição «1945-2020 Que o Mundo libertado não esqueça!», sobre uma imagem estilizada da icónica fotografia de Evgueni Khaldei, da bandeira soviética a ser içada no Reichstag.
Com o íman, serão entregues um folheto alusivo e uma fita de São Jorge, símbolo presente nas comemorações anuais do 9 de Maio, que as nossas associações têm organizado há alguns anos na Alameda D. Afonso Henriques (e que este ano decorreram online).
Folheto em distribuição hoje em Lisboa
(clique na imagem para obter ficheiro pdf 100KB)
Um soldado do Exército Vermelho coloca a bandeira da URSS no telhado de um edifício, numa localidade na Sacalina do Sul.
Foto do Museu de História do Extremo Oriente VK Arsenev
(clique na imagem para ampliar)
O General Yoshijiro Umezu assina o acto de capitulação.
Foto de Viktor Temin, do Arquivo Estatal Russo de Cinema e Fotografia
(clique na imagem para ampliar)
Mais fotos do projecto www.образывойны.рф (Imagens da Guerra)
sobre a ofensiva soviética contra o Japão.
Fotos de arquivos oficiais da URSS e Rússia, com texto em inglês
https://образывойны.рф/en/gallery/theme/sovetsko-yaponskaya-vojna