20210412NossoGagarinAos nossos associados e amigos, apresentamos a exposição «O Nosso Gagárin», dedicada ao primeiro voo espacial tripulado, editada originalmente pela agência Roscosmos, o Museu da Cosmonáutica e o Arquivo Estatal Russo de Documentação Técnico-Científica.

 

Para obter a exposição, aceda a http://bit.ly/Gagarin2021 (ficheiro pdf com 106MB).

 

20210412NossoGagarin Biografia

Na exposição, é apresentada uma breve biografia de Iúri Alekseiévitch Gagárin, até ser escolhido para a missão que o tornaria o primeiro cosmonauta do planeta Terra.

Nasceu a 9 de Março de 1934 num kolkhoze da aldeia de Kluchino, do distrito de Gjatsk (hoje Gagárin) da região de Smolensk, na família de um carpinteiro. Depois do fim da guerra, mudou-se com os pais para Gjatsk, onde estudou até ao 6.º ano. Em 1949 entrou para a escola profissional N.º 10 da cidade de Liubertsy, região de Moscovo, que concluiu com distinção em 1951. Iúri decidiu prosseguir os estudos e em Agosto desse ano entrou para a Escola Industrial de Saratov.

De Setembro de 1954 a Outubro de 1955, frequentou o Aeroclube Regional de Saratov. Ao terminar, foi chamado para o serviço militar e enviado para a 1.ª Escola de Pilotos «Voroshilov» da Aviação Militar, em Orenburg. Em Novembro de 1957 entrou ao serviço no regimento de Caças da Aviação da Frota do Norte, com o posto de tenente.

Em 1959 Iúri Gagárin pediu para entrar para o grupo de candidatos a cosmonautas e, em Março de 1960, foi incluído como aluno-cosmonauta no destacamento de cosmonautas do Centro de Preparação de Cosmonautas da Aviação Militar. Em Outubro desse mesmo ano começou a preparação para o voo, inserido num grupo juntamente com Bykovski, Neliubov, Nikolaev, Popovitch e Títov. A 8 de Abril de 1961, por decisão da Comissão Estatal, Gagárin foi nomeado piloto da nave cósmica «Vostok».