soldados sovieticos escrevem Reichstag 1945Para assinalar os 78 anos da Vitória da URSS e aliados sobre o nazi-fascismo, a Associação Iúri Gagárin realiza no Domingo, dia 7, às 15 horas, uma iniciativa no Clube Estefânia, em Lisboa.

 

Do programa faz parte o concerto «Alegria com lágrimas nos olhos» (evocando um verso da canção «Dia da Vitória»), com Manuel Pires da Rocha, João Queirós e artistas não profissionais (Victoria, Kristina, Andrei, Janna e outros).

Haverá, por vídeo-chamada, uma conversa breve com Mikhail Gordon, veterano, que tinha 12 anos quando a Grande Guerra Patriótica começou. No ano passado exibimos um depoimento deste veterano, que combateu na Resistência na Bielorrússia.

No local estará patente a exposição «As mulheres na Grande Guerra», foto-biográfica, produzida pelo Clube Histórico-Patriótico de Chisinau, Moldova.

A entrada é livre. As inscrições devem ser feitas por correio eletrónico (geral@associacaogagarin.pt), telefone (213901099) ou junto de dirigentes da associação.

 

20230507Vitoria Estefania

— Na notícia, foto de Anatolii Morozov, Maio de 1945, soldados soviéticos deixam inscrições nas paredes do Reichstag