A assinalar o 62.º aniversário do primeiro voo cósmico da Humanidade, realizado em 1961 por Iúri Gagárin e pela União Soviética, a associação prestou hoje uma homenagem simbólica ao cosmonauta e à exploração pacífica do espaço.
Uma delegação do Conselho Directivo depositou flores junto do busto de Iúri Gagárin, no Museu de Arte Urbana do Tagus Park, em Oeiras
Foi também deixada uma mensagem, que aqui reproduzimos.
Homenagem a Iúri Gagárin
e à exploração pacífica do espaço
Passa hoje o 62.º aniversário do primeiro voo cósmico da Humanidade, realizado em 1961 por Iúri Gagárin e pela União Soviética.
A Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu 12 de Abril como o Dia Internacional do Voo Espacial Humano, para celebrar a cada ano, ao nível internacional, a viagem de Iúri Gagárin e o início da era espacial para a Humanidade, «reafirmando a importante contribuição da ciência e tecnologia espacial para alcançar os objectivos de desenvolvimento sustentável e aumentar o bem-estar dos Estados e povos, bem como assegurar a realização da sua aspiração de manter o espaço exterior para fins pacíficos».
Para o primeiro ser humano no espaço, a «domesticação do Cosmos, realizada num clima de amizade, trará vantagens infinitas». Aquilo que Gagárin escreveu, em 1967, num artigo a propósito dos 50 anos da Revolução de Outubro, foi também a mensagem que levou aos quatro cantos do Mundo, nas inúmeras viagens que fez, como autêntico embaixador da paz, da amizade e da cooperação entre os povos – mensagem que continua a assumir toda a actualidade.
O Conselho Directivo
12 de Abril de 2023
Ainda sobre este tema...
- A viagem de Gagárin na imprensa portuguesa há 60 anos
- 13 Abril 2021 - Exposição assinala 60 anos do voo de Iúri Gagárin
- 12 Abril 2021
- Lançado postal dos 60 anos do voo de Gagárin
- 6 Outubro 2021 - Iúri Gagárin homenageado no Tagus Park
- 18 Outubro 2021 - Gagárin foi o primeiro também na Cinemateca
- 13 Março 2012