No dia em que passam 90 anos do nascimento de Iúri Gagárin (9 de Março de 1934), a nossa associação anuncia a realização de mais uma edição do concurso infantil de desenho «A Magia do Cosmos».
Com esta iniciativa, realizada em conjunto com a associação Chance+, pretendemos assinalar o Dia da Cosmonáutica (12 de Abril) e o 63.º aniversário do voo de Iúri Gagárin (12 de Abril de 1961).
Regulamento
Podem participar crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos, apresentando desenhos de sua autoria, em papel A4, usando qualquer meio de desenho e qualquer técnica, tendo por tema «A Magia do Cosmos».
A cada trabalho deve ser dado um nome.
Os trabalhos devem ser fotografados ou digitalizados, e os respectivos ficheiros têm de ser enviados até 11 de Abril de 2024, por correio electrónico, para geral@associacaogagarin.pt.
Com cada desenho têm de constar os dados do participante (nome da criança, data de nascimento, cidade de residência, identificação do adulto e parentesco, número de telefone e email).
Depois de recebidos, os desenhos são publicados nos grupos do concurso no Facebook (https://www.facebook.com/groups/magiadocosmos e https://www.facebook.com/groups/110184127611915).
São organizados três grupos etários: 6-8, 9-10 e 11-14 anos.
Os vencedores são definidos em duas etapas: quantidade de votos (likes) de visitantes dos grupos no Facebook e votação do júri.
Para a pontuação, devem ser valorizados os seguintes aspectos: autonomia na criação, originalidade, expressividade das imagens e integridade do tema, abordagem criativa, imaginação artística, habilidade da execução.
Cada membro do júri expressa a sua avaliação, atribuindo de 1 a 5 pontos a cada desenho. Para a classificação, são somados os pontos atribuídos pelos membros do júri às obras concorrentes, conforme as categorias etárias.
Será feita uma classificação autónoma com os gostos (likes) acumulados nos grupos do Facebook.
Aos vencedores serão atribuídos diplomas e prendas.
No final do concurso será feita uma exposição online de todos os trabalhos, dedicada ao 63.º aniversário do primeiro voo humano no espaço cósmico.