Stanislav Berezkin e Evgeny Kovalevsky, que a 1 de Julho de 2021 iniciaram em São Petersburgo a expedição «Russian Ocean Way - Pelos caminhos dos circum-navegadores russos», lançaram âncora ontem, 30 de Julho, ao largo de Anapa, cidade no Mar Negro, pertencente ao distrito (krai) de Krasnodar. Após três anos e um mês nos oceanos, passaram por 32 países (incluindo Portugal) e vão agora seguir viagem, por rio, até ao ponto de partida.
Hoje, dia 31, a equipa permanente desta expedição (à qual se foram juntando vários participantes, ao longo do percurso), promovida pela secção regional de Tomsk da Sociedade de Geografia da Rússia, passa as formalidades alfandegárias.
A 2 de Agosto, a tripulação e a responsável da equipa de coordenação em terra, Iulia Kaluzhnaia, dão uma conferência de imprensa online, com o apoio da agência de notícias TASS, que faz a transmissão em directo no seu site (https://tass.ru/press/23753). Também nesse dia, o presidente da Câmara de Anapa, Vasily Shvets, recebe toda a equipa.
A informação foi publicada no site da expedição.
Trimarã, catamarã e veleiro
A viagem começou num trimarã insuflável. Durante uma escala em Lisboa, os dois navegantes siberianos visitaram, a 24 de Setembro de 2021, a sede da Associação Iúri Gagárin.
Em meados de Março de 2023, perderam o trimarã numa tempestade, no Oceano Pacífico, depois de terem atravessado o Atlântico até Fortaleza, no Brasil (onde chegaram a 29 de Dezembro de 2022).
Retomaram a viagem em Abril, na Ilha da Páscoa, num catamarã que fora ali guardado, há uns anos, por outro navegador russo, Dmitry Trubitsyn.
Quando completavam 20 mil milhas náuticas, a 6 de Setembro, o catamarã foi atacado por tubarões no Mar de Coral, ao largo da Austrália.
Num veleiro de casco sólido, saíram de Darwin a 11 de Dezembro de 2023. Na ponta final, atravessaram zonas de conflito, no Golfo de Adém, no Mar Vermelho e no Mar Negro.
Foto-álbum à venda na associação
«Ponto Nemo. Brasil» é o título do foto-álbum de Stanislav Berezkin. Com textos em russo, tem capa dura, tamanho A4, 40 páginas. Editado em viagem e impresso em Novossibirsk, inclui fotos do Ponto Nemo e do Brasil.
A Associação Iúri Gagárin adquiriu uma pequena quantidade de livros, alguns dos quais ainda estão à venda na nossa sede.
Veja também...
- Navegadores da Russian Ocean Way não baixam os braços
5 abril 2023 - Abre-se caminho para conhecer melhor a Sibéria
27 setembro 2021