Uma sessão-debate, no dia 1 de Março, no Clube Estefânia, em Lisboa, foi a primeira das iniciativas a desenvolver durante este ano, para celebrar os 80 anos da vitória da URSS e aliados sobre o nazi-fascismo e o fim da Segunda Guerra Mundial.
Na sessão, que reuniu associados e amigos, foi feita uma apresentação geral sobre as comemorações, que decorrem sob o lema «Celebrar a Vitória, defender a Paz - Nos 80 anos da derrota do nazi-fascismo» e terão um ponto alto, como já se tornou hábito, por ocasião do Dia da Vitória (9 de Maio).
Foi dado a conhecer o manifesto «Pela liberdade, a paz e a verdade! Contra o fascismo e a guerra!», que está a recolher o apoio de outras organizações.
No programa de actividades, haverá iniciativas conjuntas e de cada organização, de forma coordenada e sob objectivos comuns, num esforço colectivo para que a celebração dos 80 anos da vitória da URSS e aliados sobre o nazi-fascismo, pondo termo à Segunda Guerra Mundial, tenha o maior relevo junto da população portuguesa, ao longo do ano de 2025.
Em debate
Para debate — nesta sessão moderada pelo Dr. Levy Baptista, presidente do Conselho Directivo da associação — foram lançados dois temas: «Os 80 anos da Vitória e a urgência de paz hoje», com intervenção inicial do coronel Baptista Alves, e «A Grande Guerra Patriótica na literatura soviética», com intervenção inicial de Jayanti Dutta, professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Do público, várias pessoas pediram a palavra, sobretudo para elogiar a iniciativa e os oradores convidados.
Convidamos à leitura
— Manifesto «Pela liberdade, a paz e a verdade! Contra o fascismo e a guerra!»
— «A Grande Guerra Patriótica na literatura soviética» - notas para a intervenção de Jayanti Dutta
— «Espera por mim», de Konstantin Simonov (distribuído na sessão-debate)