A assinalar o 64.º aniversário do primeiro voo cósmico da Humanidade, realizado em 12 de Abril de 1961 por Iúri Gagárin, uma delegação da associação colocou ontem flores no monumento ao cosmonauta soviético, no Tagus Park, em Oeiras, onde deixou uma mensagem. Nesta, destaca-se que Gagárin foi um verdadeiro embaixador da paz, da amizade e da cooperação entre os povos, uma causa que permanece actual.
A defesa da paz e o apelo à união de todos os povos, para preservar o planeta, marcaram a mensagem de Iúri Gagárin, nos meses que se seguiram ao dia 12 de Abril de 1961, quando a nave «Vostok» descolou do cosmódromo de Baikonur para uma órbita de 108 minutos.
O jovem herói – cujo feito foi reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, ao instituir 12 de Abril como o Dia Internacional do Voo Espacial Humano –, nas inúmeras viagens que fez por todo o Mundo (ainda em 1961, a países como a Bulgária, a Checoslováquia, o Reino Unido, Cuba, Brasil, Vietname, Índia, ou em 1962, à Finlândia, para o 7.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, ao Japão e ao Egipto, e a outros, nos anos seguintes), assumiu-se como verdadeiro embaixador da paz, da amizade e da cooperação entre os povos.
Amplificada desde 1961 pelos avanços da URSS (um país que, na Segunda Guerra Mundial, sofreu enorme destruição e pagou com mais de 20 milhões de mortos o seu contributo determinante para a vitória da paz sobre o nazi-fascismo), a mensagem de Iúri Gagárin permanece actual.
E Leonov, há 60 anos
Na mensagem, a par do patrono da associação, evoca-se também o seu camarada Aleksei Leonov, o primeiro a sair de uma nave espacial na órbita da Terra, no dia a 18 de Março de 1965, fez recentemente 60 anos.
Ambos estiveram entre os primeiros cosmonautas da União Soviética, participando activamente no importante contributo deste país para o progresso da ciência e para a exploração do espaço com fins pacíficos.
Em homenagem a Iúri Gagárin, estiveram também a depositar flores junto do monumento diplomatas russos, professoras e alunos da Escola Arnold Kalinin (primeiro embaixador da URSS em Lisboa).
— Mensagem do Conselho Directivo
Ainda sobre este tema...
- A viagem de Gagárin na imprensa portuguesa há 60 anos
- Exposição assinala 60 anos do voo de Iúri Gagárin
- Lançado postal dos 60 anos do voo de Gagárin