20100508publico.jpgCom uma sessão pública, dia 8 de Maio, no Espaço Bento Martins, da Junta de Freguesia de Carnide, a Associação Iúri Gagárin e o Conselho Português para a Paz e Cooperação celebraram os 65 anos da derrota do nazi-fascismo.
Após uma palestra de Jorge Cadima, foi exibido o filme soviético «Libertação - O Último Assalto».

A sessão reuniu cerca de 90 pessoas e decorreu durante toda a tarde daquele sábado.

Enquanto se acabava de preparar a sala, ajustando o projector e acrescentando mais cadeiras para o público que continuava a chegar, foram exibidos um diaporama sobre a guerra e a luta pela paz, com músicas de Juan Manuel Serrat, e dois  excertos de uma videoreportagem da primeira Parada da Vitória, em Moscovo, na Praça Vermelha, a 24 de Junho de 1945 (que pode ver aqui: Parada_1 e Parada_2 ).

Sessao Carnide parada Sessao Carnide mesa
O momento de debate foi aberto com uma palestra de Jorge Cadima, comentador de política internacional. Na mesa, o orador esteve acompanhado por Luís Carapinha e Maria José Maurício, membros do Conselho Directivo da Associação Iúri Gagárin, e Vítor Silva, vice-presidente da Direcção Nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação.
Foi de seguida dada a palavra ao público. Várias pessoas elogiaram o conteúdo e a qualidade da intervenção inicial, teceram considerações sobre o tema e colocaram perguntas a Jorge Cadima, que nelas se baseou para uma segunda intervenção.
Já no final, Maria José Maurício fez uma breve intervenção, enfatizando o papel das mulheres soviéticas na grande mobilização popular que levou à derrota do nazi-fascismo.

O filme «O Último Assalto», exibido depois do debate, faz parte do espólio da Associação Iúri Gagárin
Este filme é o quinto, e último, de uma «cine-epopeia» do realizador soviético Iúri Oziórov sobre a guerra de 1939-45, e a sua acção decorre nos dias da tomada de Berlim pelo Exército Vermelho.
O fim da exibição do filme, já depois das 19 horas, foi assinalado com sonoros aplausos.

- Fotografias da sessão pública

- Registos fonográficos da sessão

Intervenção inicial de Jorge Cadima

Intervenções do público