No dia 17 de Abril, na sede da associação, reuniu a Assembleia Geral, que aprovou o Relatório de Actividades do Conselho Directivo cessante e o Plano de Actividades para 2010-2012 e elegeu os corpos gerentes para este triénio.

- Corpos Gerentes

- Plano de Actividades - versão para impressão


Plano de actividades para o triénio de 2010-2012

Com o objectivo de prosseguir o trabalho de consolidação realizado no anterior mandato e de alargar a actividade e influência da Associação, o Conselho Directivo aprovou o presente Plano de Actividades para o triénio de 2010-2012.

A - DA SEDE E FUNCIONAMENTO CORRENTE

1. Desenvolver todos os esforços para que sejam realizadas as obras no edifício da sede, de modo a melhorar as condições de trabalho, tendo em vista a prossecução das actividades estatutárias da Associação, sem excluir outra solução alternativa que defenda os interesses da Associação e permita o seu funcionamento em condi­ções condignas.
2. Assegurar a conservação e alargar a fruição do vasto e valioso património da Associação, nomeadamente dos livros, filmes e exposições.
3. Promover a cópia em suporte digital dos filmes em bobine que constituem um património único no País.
4. Prosseguir a actualização do ficheiro de associados.
5. Recuperar a cobrança de quotas atrasadas e mantê-la actualizada.
6. Reforçar o trabalho de angariação de novos sócios.
7. Manter actualizada no site a informação sobre a actividade e iniciativas da Associação.


B - DA ACTIVIDADE

1. Realizar conferências, debates e evocações de datas com significado histórico e promo­ver iniciativas de convívio, designadamente:
1.1. Comemoração dos 140 anos do nascimento de V.I. Lénine.
1.2. Evocação dos 65 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo.
1.3. Conferências sobre a realidade actual nos países que constituíram a URSS, nos seus as­pec­tos económico, social e humano.
1.4. Debate sobre a Comuna de Paris e a sua influência nos movimentos revolu­cionários por ocasião da passagem do 140.º aniversário.
1.5. Debate sobre a influência da Revolução Russa no mundo.
1.6. Evocação dos 90 anos da fundação da URSS.
1.7. Outros que a situação político-social venha a mostrar importantes.
2. Incentivar o mútuo conhecimento e o fortalecimento das relações de amizade e cooperação entre os povos de Portugal e dos países que constituíram a URSS, abrindo ou reforçando os contactos com associações homólogas nesses países.
3. Estimular e apoiar iniciativas autónomas de antigos estudantes na URSS, particularmente dos ex-bolseiros da Associação.
4. Criar as condições para que sejam retomados os cursos de Língua Russa.
5. Promover relações entre a Associação e entidades representativas dos imigrantes dos países que constituíram a URSS.
6. Retomar a realização de viagens à Rússia e demais países que constituíram a URSS, tendo como objectivo proporcionar o contacto com a realidade cultural, social e humana desses países.


Lisboa, 4 de Maio de 2010
O Conselho Directivo