maria-lamas-exposicao A Associação Iúri Gagárin, representada pelos membros do Conselho Directivo Armando Myre Dores e Dulce Rebelo (vice-presidentes) e Lina Seabra-Dinis, esteve presente na inauguração da mostra intitulada «De Corpo e Alma, Maria Lamas», que teve lugar no Museu Municipal Carlos Reis, de Torres Novas, em 20 de Março. A exposição está patente até 17 de Maio.

 

Esta exposição, na sequência das celebrações que assinalam os 120 anos de nascimento da escritora e jornalista na sua terra natal, situa-se no domínio das artes, já que Maria Lamas, musa inspiradora de vários artistas plásticos, aí é representada em pinturas, gravuras, desenhos que procuram reflectir a força interior, a profundidade do pensamento ou a doçura do olhar desta grande mulher, combatente pela liberdade e pela paz, defensora dos direitos das mulheres.

Na sessão de abertura, a organizadora da exposição, Margarida Freire Moleiro, que contou com a colaboração empenhada de Elvira Sequeira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Novas, também presente, traçou um retrato exaltante de Maria Lamas, mulher audaz e inovadora que se debatia pela Paz, pelas Mulheres, pela Liberdade e cuja presença subsiste na história política e nas lutas no feminino.
O presidente da Câmara, Pedro Ramos Ferreira, depois de saudar os convidados (onde se encontravam também familiares de Maria Lamas) agradeceu o trabalho entusiasta das suas colaboradoras e anunciou que esta mostra, que estará patente ao público até 17 de Maio, inaugurou a nova sala de exposições temporárias do museu.
maria-lamas-medalha Para assinalar o evento foi editada uma medalha com a efígie de Maria Lamas, que foi oferecida às entidades presentes.
Note-se ainda que a exibição dos quadros e excertos de textos de escritores, entre eles alguns da autoria da própria Maria Lamas, tem acompanhamento musical do compositor Rodrigo Leão e de um documentário da RTP, de 1974, dedicado à homenageada.


maria-lamas-chilov Um quadro de Chilov

Entre as obras está um retrato de Maria Lamas, a carvão, da autoria do Pintor do Povo da URSS Alexandre Chilov, que em 1984 esteve em Portugal e ofereceu o seu quadro à Associação Portugal-URSS.
Na exposição assinala-se que, «para muitos dos familiares de Maria Lamas, a obra de Chilov é a que melhor reflecte a personalidade e o espírito da retratada».
Maria Lamas esteve entre as primeiras personalidades que se fizeram sócias da Associação Portugal-URSS e integrou durante vários anos o nosso Conselho de Presidência.





maria-lamas-corpo-alma

- Mais sobre a exposição...