Levy Baptista na tomada de posseOs novos corpos gerentes, empossados a 17 de Dezembro de 2005, pretendem relançar as actividades da Associação.

O relançamento da actividade, ainda que paulatinamente e sem menosprezar as dificuldades, foi o objectivo afirmado pelos membros dos corpos gerentes da Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin (Antiga Associação Portugal-URSS), que tomaram posse no sábado, dia 17.

A eleição teve lugar a 24 de Novembro, em Assembleia Geral, na qual o então vice-presidente do Conselho Directivo, Levy Baptista, referiu o mau estado das instalações da sede da Associação como forte condicionamento à realização de actividades, nos anos mais recentes. Apesar desse condicionamento, foram realizadas iniciativas públicas, a mais recente das quais teve lugar dia 7 de Novembro, a assinalar os cem anos da revolução russa de 1905.

Às eleições foi apresentada uma única lista, cujos elementos iniciam agora um mandato de três anos. António Avelãs Nunes, há vários anos presidente do Conselho Directivo, é o presidente da Mesa da Assembleia Geral. O presidente do Conselho Directivo, órgão que integra um empenhado núcleo de jovens, é Levy Baptista. O Conselho da Presidência continua a integrar destacadas figuras de diversas áreas da vida nacional, como Abílio Fernandes, António Arnaut, Jorge Veiga, José Barata Moura, José Saramago, Luís Francisco Rebelo, Luís Catarino, Mário Jacques, Óscar Lopes, Rogério Fernandes, Rui Alarcão, Urbano Tavares Rodrigues e Vasco Granja.

As condições concretas de realização do almejado relançamento das actividades serão avaliadas em próxima reunião do Conselho Directivo.

Lisboa, 17 de Dezembro de 2005