20210119ConcursoCosmonautica Para assinalar o Dia da Cosmonáutica (12 de Abril) e o 60.º aniversário do voo de Iúri Gagárin (12 de Abril de 1961), a Associação Chance+ e a Associação Iúri Gagárin, com o apoio da agência Rossotrudnichestvo, estão a promover um concurso de desenho para crianças, designado «A Magia do Cosmos».

 

«Cosmos» é um conceito que desperta a atenção de todos, não apenas dos cientistas. Quem nunca sonhou ser cosmonauta, pelo menos uma vez? Visitar a vastidão do universo, desvendar os segredos do espaço, descobrir nele algo novo, desconhecido...

Há 60 anos, a 12 de Abril de 1961, o cosmonauta soviético Iúri Gagárin fez o primeiro vôo orbital ao redor da Terra, a bordo da nave Vostok-1. Antes da sua partida, o mundo parou em expectativa - a Terra pela primeira vez enviava um filho seu às estrelas. No meio do ensurdecedor ruído da ignição, Gagarin respondeu «Poékhali» («Vamos embora!») à ordem do engenheiro Koroliov para desencadear o lançamento. Uma palavra simples e muito terrena, que se tornaria famosa.

A 12 de Abril, comemora-se por isso o Dia da Cosmonáutica: «Dia Mundial da Aviação e da Cosmonáutica», dedicado a pilotos, cosmonautas, astrónomos, cientistas e investigadores, a todos os trabalhadores da indústria cosmonáutica.

 

20210119ConcursoCosmonauticaSobre o concurso

O tema do cosmos suscita sempre interesse junto das crianças.
Vamos então sonhar juntos: como seria nosso voo, o que nos espera noutras galáxias, que naves e foguetões construiremos, com quem faremos amizade no cosmos.
Vamos expressar estas e outras fantasias cósmicas em desenhos.

As inscrições estão abertas até 8 de Abril.
Podem participar crianças e adolescentes com idade até 14 anos.

São definidos três grupos etários: 6-8, 9-10 e 11-14 anos.

São critérios para avaliação pelo júri: autonomia da criação, originalidade, representação e abrangência do tema, criatividade, imaginação, execução.

Os vencedores serão definidos em duas etapas: votos (likes) de visitantes da página e escolha do júri.

Aos vencedores serão enviados diplomas e prendas.

No final do concurso será feita uma exposição online, dedicada ao 60.º aniversário do primeiro voo humano no espaço cósmico.

Os participantes devem enviar os seus trabalhos para o e-mail da associação: [email protected]

Os trabalhos são publicados no grupo criado no Facebook.

 

A propósito, sugerimos:

 

A Humanidade Nao Ficara Presa Terra 01

 

- A humanidade não ficará eternamente presa à Terra,
por Máximo Ferreira.
Revista Paz e Amizade n.º 53, ano 13/1988

O Cosmos e a Paz

- O Cosmos e a Paz,
por Eurico da Fonseca.
Revista Paz e Amizade n.º 28, ano 7/1982


 

 

 

 

- Vídeos e outras publicações no Facebook (grupo do concurso)