A sessão pública de apresentação do postal inteiro da República, dedicado ao 60.º aniversário do primeiro voo cósmico da humanidade, com aposição do carimbo oficial comemorativo, teve lugar a 4 de Outubro, dia do 64.º aniversário do lançamento do primeiro satélite artificial da Terra (Sputnik), no Observatório Astronómico de Lisboa.
A Associação Iúri Gagárin, a Casa Russa (agência federal russa Rossotrudnitchestvo) e os CTT, dando seguimento a uma iniciativa da Embaixada da Rússia, prepararam esta edição, que está agora ao dispor dos amantes da filatelia, nos canais habituais dos Correios, e também na sede da nossa associação.
Imagens do postal (clique para ampliar)
O grande simbolismo da data e do local marcou a iniciativa.
Foram lembrados os momentos de evocação da façanha de Iúri Gagárin e da União Soviética, que, promovidos pelas associações Iúri Gagárin e Chance+, com o apoio da Casa Russa, tiveram lugar em Abril: a exposição «O Nosso Gagárin», o concurso infantil de desenho «A Magia do Cosmos» e a publicação de artigos de Máximo Ferreira e Catarina Almeida (com Silvestre Lacerda).
Na sessão de 4 de Outubro usaram da palavra:
- Levy Baptista, presidente do Conselho Directivo da Associação
- Alexander Bryantsev, primeiro-conselheiro da Embaixada da Rússia em Lisboa
- Vladimir Iaroshevskii, conselheiro da Embaixada da Rússia em Lisboa e representante em Portugal da Casa Russa (agência federal russa Rossotrudnitchestvo)
- Krystyna Dmytriyeva, presidente da associação Chance+
- Francisco Silva, que a, convite da nossa associação, falou sobre o significado histórico do voo de Iúri Gagárin (obter aqui o texto-base da intervenção).
Para aposição do carimbo comemorativo, Raul Moreira, director de Filatelia dos CTT, explicando que tal sucede apenas em ocasiões especiais, dirigiu o refrescamento de uma cerimónia que remonta a Junho de 1853, quando o primeiro selo português foi para a rua, com a efígie de Dona Maria II, gravada por Borja Freire a partir de um desenho feito pelo rei consorte, o príncipe alemão Dom Fernando de Saxe-Coburgo.
Foram convidados alguns dos presentes a dirigirem-se à mesa de obliteração, onde Raul Moreira abrira já a sua caixa de carimbos centenários, em prata.
Cada convidado carimbou um postal. De seguida, todos assinaram cada um dos postais carimbados, posando depois numa «foto de família».
Registo em vídeo da cerimónia de obliteração do postal