lenine democraciaA Associação Iúri Gagárin vai levar a cabo em Abril, conjuntamente com a Biblioteca-Museu República e Resistência, o ciclo de conferências «Lénine e a Democracia», com o qual se encerra a comemoração dos 140 anos do nascimento de Lénine. O ciclo compõe-se de três conferências, que vão realizar-se no Espaço Grandella da BMRR, sempre a partir das 17.30 horas: Democracia e Capitalismo, a 7 de Abril; A Democracia Liberta-se, no dia 13; e Democracia Hoje e no Futuro, no dia 19.

A exemplo do que sucedeu com a tertúlia-debate «Lénine e a Paz», que teve lugar dia 11 de Novembro de 2010, no espaço Cidade Universitária da BMRR, suscita-se o tratamento do tema «Lénine e a Democracia» em conexão com a actualidade, dando-se até a feliz coincidência de o aniversário de Lénine (22 de Abril) ocorrer a poucos dias do aniversário da revolução portuguesa de 1974.

As intervenções iniciais estão assim distribuídas:

7 de Abril, 17.30 horas, Democracia e Capitalismo.
- Dulce Rebelo, professora universitária e vice-presidente da Associação Iúri Gagárin
- Carlos Pimenta, economista e professor universitário
13 de Abril, 17.30 horas, A Democracia Liberta-se.
- Filipe Dinis, arquitecto
- Levy Baptista, jurista e deputado da Assembleia Constituinte, membro do Conselho de Presidência da Associação Iúri Gagárin
- Domingos Mealha, jornalista e membro do Conselho Directivo da Associação Iúri Gagárin.
19 de Abril, 17.30 horas, Democracia Hoje e no Futuro.
- José Pereirinha, professor catedrático do ISEG
- José Casanova, director do semanário Avante!

Espaço Grandella da Biblioteca Museu República e Resistência
Estrada de Benfica, 419