leilao gagarinPor motivo de mudança de instalações, a Associação decidiu vender algum do seu património. O «Leilão da boa vontade» vai ter lugar no próximo sábado, a partir das 15 horas e até às 21, no edifício onde durante mais de 30 anos funcionou a sede.

Finalmente, foi possível encontrar uma solução para o problema da sede, que muito condicionou a nossa actividade nos últimos anos. Todos os esforços têm sido dirigidos para a libertação do espaço nos curtos prazos acordados, preservando para valorização e divulgação no futuro o importante património da Associação.

Foi assim que, por exemplo, se tornou possível fazer o depósito dos nossos filmes, equipamentos cinematográficos e cartazes de cinema soviéticos no Arquivo Nacional de Imagens em Movimento, no quadro de um acordo que vamos estabelecer com a Cinemateca Portuguesa.
Soluções semelhantes estão a ser estudadas para outras áreas, como a biblioteca ou os materiais de aprendizagem de Língua Russa.
A sede provisória da associação passará a funcionar, ainda em Abril, em instalações muito mais reduzidas, na Avenida Duque de Loulé, 111-1.º frente, em Lisboa.

Há vários objectos que, fazendo parte do património da associação, não se considera que sejam indispensáveis para o desenvolvimento futuro da actividade, nem que tenham uma importância relevante para documentar a nossa história, pelo que foi decidida a sua alienação.
Para tal, vamos levar a cabo no sábado, 2 de Abril, entre as 15 e as 21 horas, nas instalações de onde nos estamos a mudar (Rua de São Caetano, 30, à Lapa), uma iniciativa que designámos «Leilão da boa vontade».
Uma parte dos objectos - designadamente, livros, brochuras, folhetos, postais ilustrados, cartazes, autocolantes, emblemas... - será vendida por um preço simbólico. Outras peças, com valor comercial evidente, mas difícil de determinar, e das quais possuímos apenas exemplares únicos ou uma muito pequena quantidade, serão leiloadas ao longo da tarde, de acordo com um horário que será afixado no local.

leilao gagarin Para dar uma ideia dos objectos que vamos colocar neste «Leilão da boa vontade», disponibilizamos um álbum online que pode ser visto aqui .

lenine cicloA actividade não pára

Em Abril, vamos fechar o ano do 140.º aniversário de Lénine com um ciclo de conferências, realizado em conjunto com a Biblioteca-Museu República e Resistência, intitulado «Lénine e a Democracia». A primeira, subordinada ao tema «Democracia e Capitalismo», tem lugar já no dia 7, quinta-feira.

- Mais sobre o ciclo de conferências «Lénine e a Democracia»...