conferencia-publicoA assinalar a passagem dos 95 anos da revolução russa, realizou-se um ciclo de conferências, promovido pela Associação Iúri Gagárin e a Biblioteca-Museu República e Resistência, nos dias 5, 19 e 26 de Novembro, no Espaço Grandella da BMRR. Apresentaram comunicações Silvestre Lacerda, Mário Pádua e Aurélio Santos, perante um público atento, interessado e conhecedor dos temas propostos. Estão publicadas na nossa galeria online foto-reportagens das conferências.

ciclo-bmrrA Revolução Russa de 1917
e o seu Impacto em Portugal

Ciclo de conferências
organizado pela Associação Iúri Gagárin
e a Biblioteca-Museu República e Resistência

Nos dias 5, 19 e 26 de Novembro de 2012, sempre com início às 18.30 horas, no Espaço Grandella da BMRR (Estrada de Benfica, 419).

mario-padua- Fotos de 26 de Novembro
«A União Soviética e o processo revolucionário em Portugal depois do 25 de Abril» - terceira conferência do ciclo dedicado aos 95 anos da revolução russa de 1917. Orador: Aurélio Santos, membro do Comité Central do PCP, de 1965 a 2000, e responsável pela Secção Internacional do PCP, em 1974-75. Apresentada por Maria José Maurício, do Conselho Directivo da Associação Iúri Gagárin.

mario-padua- Fotos de 19 de Novembro
«A União Soviética e o colonialismo português» - segunda conferência do ciclo dedicado aos 95 anos da revolução russa de 1917. Orador: Mário Pádua, médico, que foi o primeiro oficial português a desertar em Angola, em 1961, e contribuiu para a luta do PAIGC na Guiné-Bissau. Apresentada por Levy Baptista, do Conselho de Presidência da Associação Iúri Gagárin

silvestre-lacerda - Fotos de 5 de Novembro
«O impacto da revolução russa na imprensa portuguesa» - primeira conferência do ciclo dedicado aos 95 anos da revolução russa de 1917. Orador: Silvestre Lacerda, director-geral da Direcção-Geral de Arquivos e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Apresentada por Dulce Rebelo, vice-presidente da Associação Iúri Gagárin